Educação Profissional

O programa EducAção Profissional da Fundação Tênis visa a formação técnica e profissional de jovens.

Através de cursos diferenciados, traz abordagem inovadora para que os aprendizes desenvolvam competências fundamentais, cognitivas e sociais, para atuação no mundo do trabalho. Fazem parte deste programa os projetos Jovem Aprendiz e Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho. Já foram mais de 450 jovens encaminhados para o mundo do trabalho. Atualmente, são mais de 190 jovens em desenvolvimento profissional.

Objetivos

Oportunizar formação integral nas quatro áreas de atuação do programa da Fundação Tênis: Profissional, Digital, Social e Humana. Sob o aspecto técnico e profissional, conectar os jovens às empresas garantindo qualificação de excelência.

Nossa Metodologia

• A base metodológica dos cursos segue etapas de: desenvolvimento de projetos ágeis, construção de portfólio, e abordagem de design thinking.
  • Modalidade 3X2: ao longo da semana, 3 dias na Fundação Tênis para desenvolvimento das atividades teóricas e 2 dias na empresa para desenvolvimento das atividades práticas.
  • Projetos ágeis: no primeiro ano de formação, os jovens são distribuídos em equipes de trabalho para que simulem ambientes corporativos e façam entregas reais.
  • Portfólio: no segundo ano de formação, os jovens recebem mentorias individuais para construção de seu currículo e portfólio de trabalho.
  • Abordagem do Design Thinking: as atividades teóricas utilizam ferramentas de para oportunizar novos processos de ensino e aprendizado. Tornar os momentos mais ativos e fazer com que os jovens sejam protagonistas de sua própria formação.
  • Ensino Híbrido: as atividades teóricas são distribuídas entre momentos presenciais e on-line, por meio de plataforma digital especializada.

Cursos EducAção Profissional

Nossos Cursos

Todos os cursos do Programa de EducAção Profissional possuem como premissa a capacitação dos jovens para que atuem no mundo do trabalho, compreendam as configurações de emprego, perfil profissional e cultura organizacional. Isto acontece através de atividades introdutórias, básicas, específicas e módulos de elevação de competências, ao longo de todo o período de formação.

Aprendiz Desenvolvimento ágil de software (CBO 317110):

O mundo dos aplicativos, sistemas e softwares sofreu grandes mudanças ao longo dos anos, assim como as próprias linguagens de programação. As equipes de trabalho estão cada vez mais diversificadas e os times remotos são uma realidade. Problemas complexos precisam ser resolvidos por meio da tecnologia e as entregas necessitam ser rápidas. Desenvolver um aplicativo vai muito além de um agrupamentos de comandos computacionais. Envolve uma série de conhecimentos técnicos e, acima de tudo, trabalho colaborativo, ágil e efetivo. Empresa e cliente devem trabalhar em sinergia para que o produto final atenda as reais necessidades de mercado.

O que o jovem aprenderá?

O que é desenvolvimento de software; como programar; conceito de Scrum; conceito de Squad; conceito de métodos ágeis; papéis de times ágeis; equipes de alto desempenho; Ux Designer; design de interação; desenvolvimento de projetos; conceito de protótipo; mockups; usabilidade de software; conceito de nuvem.

Ao término do curso o jovem estará apto a:

desenvolver software em nível introdutório nas linguagens Python/JAVA; utilizar ação de metodologias ágeis em variados contextos; participar de projetos em times ágeis.

Aprendiz Ciência de Dados (CBO 317205):

A Era da informação e do BIG DATA estão definindo o futuro da sociedade. Nunca, desde o surgimento da humanidade, produziu-se tanto conteúdo como nos tempos atuais.  O mundo corporativo está passando por tais desafios. Como atuar de forma estratégica através de dados e informações? Como atuar de forma inteligente por meio da geração de indicadores? A cultura analítica é capaz de gerar valor? Hoje, quem tem a informação e sabe como utilizar, tem o que é necessário.

O que o jovem aprenderá?

Conceito de dados; o que é big data e inteligência artificial; como aplicar ciência de dados no negócio; como fazer levantamento de requisitos para projeto de dados; processo de análise de dados; ambientes de desenvolvimento; análise exploratória; aplicação de algoritmos e machine learning; visualização dos dados; dashboards e uso do BI; construção de API.

Ao término do curso o jovem estará apto a:

Utilizar estrutura de dados, desenvolver cultura analítica, desenvolver software em nível introdutório, utilizar softwares de tratamento de dados como BI.

O Programa EducAção Profissional

Carga horária total de 1900 horas, distribuídas em 20 horas semanais no turno da tarde. Totalizando 2 anos de formação.

Ambiente inovador, localizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Parcerias para formação na área de aprendizagem criativa.

Acompanhamento psicossocial e avaliações constantes em parceria com as empresas.