Notícias

Claudia Coutinho 18 julho 2017 Notícias

10º Rolando Garra terá presença do campeão olímpico Gustavo Endres

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O campeão olímpico Gustavo Endres participará da cerimônia de abertura do 10º Rolando Garra, o torneio de integração da Fundação Tênis, nesta quinta-feira (dia 20), às 9h30min, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81).

Gustavo Endres estará presente na abertura do Rolando Garra (Arquivo Pessoal)

O campeonato continuará na sexta-feira (dia 21), a partir das 8 horas. O Rolando Garra reunirá cerca de 700 alunos dos sete núcleos da ONG no Rio Grande do Sul – cinco em Porto Alegre, um em Igrejinha e um em Sapiranga – e quatro representantes dos dois núcleos em São Paulo. Além desses, será disputada uma competição de duplas, reunindo ex-alunos da Fundação Tênis.

GUSTAVO ENDRES – Desde 2012, um personagem de destaque do mundo esportivo é convidado para entregar a Medalha Pierre de Coubertin da Fundação Tênis aos alunos da ONG. Essa distinção é dada a um único representante de cada um dos núcleos por melhor representar a vivência dos Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência. A escolha dos premiados é feita por eleição entre os próprios colegas. Neste ano, o gaúcho Gustavo Endres fará a entrega. Hoje gestor no Canoas Vôlei, Gustavo é um dos principais atletas do vôlei brasileiro, com uma coleção de títulos, entre os quais se destacam a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, dois títulos mundiais e seis vezes campeão da Liga Mundial.

Os outros atletas que participaram da cerimônia de abertura do Rolando Garra foram Guga Kuerten, em 2012, Paulo Roberto Falcão, em 2013, Daiane dos Santos, em 2014, Carol Albuquerque, em 2015, e Mayra Aguiar, no ano passado.

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS
A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, possibilitando que reescrevam seus projetos de vida.

Atualmente, assiste a cerca de 900 alunos em nove núcleos no Brasil, sendo sete no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga e um em Igrejinha) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2017, a Fundação Tênis completou 16 anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras.Os Mantenedores da Fundação Tênis são Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, PagZilla, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, White Martins, XP Investimentos e Zaffari. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.

A 10ª edição do Rolando Garra conta também com apoio do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e do ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

DivulgAção Agência de Conteúdo
Jornalista Responsável:  Cláudia Coutinho (MTb 4.853)
claudiacoutinho21@gmail.com[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS

A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que tem como missão trilhar com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, uma jornada de desenvolvimento socioeducacional, esportivo, cognitivo e emocional, criando um novo projeto de vida para um mundo em transformação.

O trabalho da instituição é dividido em três programas, com mais de 2.400 atendidos mensalmente: Esporte Educacional, Educação Profissional e Realizando Sonhos.

No programa Esporte Educacional, o objetivo da Fundação é promover o desenvolvimento integral dos alunos participantes através da prática esportiva do tênis, com base pedagógica a partir dos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que as crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino. São mais de 2.200 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Igrejinha, Charqueadas e Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul;  Florianópolis, em Santa Catarina; Congonhas, Itabirito, Divinópolis e Belo Vale, em Minas Gerais; e Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Jundiaí, São José dos Campos e São Paulo, em São Paulo.

Já o programa Educação Profissional visa a formação técnica e profissional de jovens através de cursos diferenciados, trazendo abordagem inovadora para que os aprendizes desenvolvam competências fundamentais, cognitivas e sociais, para atuação no mundo do trabalho. Fazem parte deste programa os projetos Jovem Aprendiz e Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho. Já foram mais de 450 jovens encaminhados para o mundo do trabalho. Atualmente, são mais de 190 jovens em desenvolvimento profissional.

O Realizando Sonhos é o programa que desenvolve ações e projetos voltados à formação da cidadania e de lideranças. Um exemplo de atividade em desenvolvimento é a aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais nas aulas dos demais programas da instituição.

Acompanhe a Fundação Tênis nas mídias sociais:

fundacaotenis

@fundacaotenis
@fundacaotenisbrasil
www.youtube.com/user/fundacaotenis
www.linkedin.com/company/fundacaotenis
(Publicação NA REDE): issuu.com/fundacaotenis

Informações para a Imprensa:
Caporal | Conteúdo e Conexões Digitais
Jornalista Responsável: Matheus Caporal (MTE 0018697/RS)
matheus@fundacaotenis.org.br

Colabore com a Fundação

Mude a vida de alguém

Contamos com a sua participação para dar continuidade ao nosso programa.