Sobre a Fundação

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como mantenedores empresas e instituições privadas e públicas e também conta com a colaboração financeira de pessoas físicas.

Começou suas atividades em outubro de 2000 e foi legalmente instituída no dia 11 de maio de 2001. Tem como objetivo fazer com que, por meio da prática sistemática e disciplinada do tênis, crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade resgatem valores de cidadania e se preparem para ingressar no mercado de trabalho, seja por meio de cursos profissionalizantes, seja pela realização de estágios. Todas as atividades são desenvolvidas com base na Educação Olímpica.

Missão

“Trilhar com as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, uma jornada de desenvolvimento sócio educacional, esportivo e cognitivo, criando um novo projeto de vida para um mundo em transformação.”

Visão

“Criar oportunidades reais de transformação de vidas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, aumentando nosso impacto social.”

Conselhos

Marcelo Zamprogna Krug

Linha do Tempo

2000

A Fundação Tênis se inicia com um projeto piloto, em outubro, assistindo a 20 alunos do Cedel (Centro Diaconal Evangélico Luterano), nas quadras públicas do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre (RS).

A Fundação Tênis é oficialmente instituída no dia 11 de maio de 2001.

2003

Começa o Projeto Volta às Aulas, com distribuição de material escolar a todos os alunos. Em dezembro, é firmada parceria com a Qualitin, empresa especializada em Gestão de Qualidade Total.

2004

O segundo núcleo da Fundação Tênis é inaugurado em Sapiranga (RS), em março. Quatro meses depois surge o Núcleo Chapéu do Sol, em Porto Alegre (RS). Em dezembro, as aulas no Chapéu do Sol deixam de ser ministradas na rua, por causa de um tiroteio, e passam a ser dadas dentro da escola.

2005

Em março, os alunos da Fundação Tênis visitam o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. Surgem mais dois núcleos: o da PUCRS, em junho, e o do Humaitá, em dezembro. No final do ano, é criado o Programa Pós-Tênis, para encaminhar os alunos a cursos profissionalizantes ou a estágios por meio de parcerias com outras instituições.

2006

Em março, a Fundação Tênis realiza seu primeiro encontro com pais ou responsáveis dos alunos dando início ao Programa Integração com a Família. Em outubro, mais um núcleo é inaugurado, o do Pão dos Pobres, em Porto Alegre (RS).

2007

Em julho, é realizada a primeira edição do Rolando Garra, torneio de integração da Fundação Tênis. Em dezembro, é firmada a parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.

2008

Em abril, surge o primeiro núcleo fora do Rio Grande do Sul: o de Pirituba, em São Paulo. Em julho, acontece a segunda edição do rolando Garra. E, em dezembro, a Fundação Tênis é declarada entidade de Utilidade Pública Federal.

2010

Mais um núcleo surge em São Paulo, o de Santana de Parnaíba, em agosto. O de Igrejinha (RS) é inaugurado em novembro. A terceira edição do Rolando Garra aconteceu em julho.

2011

Em julho, é realizada a quarta edição do Rolando Garra. Em agosto, é firmada parceria com a Prefeitura Municipal de Santiago (RS) para a realização de atividades na cidade.

2012

Guga Kuerten, tricampeão de Roland Garros, participa da abertura da quinta edição do Rolando Garra. Os dois núcleos em São Paulo realizam a versão paulista do torneio de integração.

2013

Cerimônia de abertura do 6º Rolando Garra conta com a participação do ídolo do futebol Paulo Roberto Falcão. Em São Paulo, acontece a segunda edição do Rolando Garra SP.

2014

O presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, Norbert Müller, entrega a medalha comemorativa aos 150 anos de nascimento do Barão Pierre de Coubertin à Fundação Tênis. Ele visita dois núcleos em Porto Alegre. O 7º Rolando Garra conta com a participação da campeã mundial de ginástica Daiane dos Santos.

2015

A campeã olímpica de vôlei Carol Albuquerque é a atleta convidada para participar da abertura do 8º Rolando Garra, que foi realizado em dezembro. Em agosto, um ano antes do início dos Jogos do Rio, a Fundação começa o seu Programa Ciclo Olímpico.

2016

A medalhista olímpica no judô Mayra Aguiar participa da abertura do 9º Rolando Garra. O Programa Ciclo Olímpico da Fundação Tênis se encerra em agosto, e os núcleos no Rio Grande do Sul recebem a visita da tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016.