Claudia Coutinho 17 maio 2017 Notícias

Fundação Tênis realiza primeiro seminário do ano

[vc_row][vc_column][vc_column_text]“A Fundação Tênis como um todo” foi o tema do primeiro seminário de capacitação deste ano realizado pela ONG para todos os seus colaboradores. O evento ocorreu no Parque Esportivo da PUCRS durante a manhã e à tarde do dia 16 de maio. Muitos foram os assuntos abordados, desde os processos de gestão até as melhores estratégias para montar os planos de aula, com o objetivo de destacar a interdependência entre todos os setores da instituição e, em consequência, de todos que nela trabalham.

Colaboradores e convidados participaram do evento no dia 16 de maio (Foto Divulgação)

O seminário contou com a participação de um convidado especial: o educador físico e terapeuta social Reinaldo Nascimento, integrante da Pedagogia de Emergência e que durante cerca de duas horas falou de sua experiência ao atuar em locais de altíssimo risco, como regiões destruídas pela guerra e terremotos, entre outras, para ajudar crianças e adolescentes a enfrentarem os traumas sofridos a partir dessas experiências extremas. Reinaldo também teve a oportunidade de mostrar aos participantes algumas das atividades realizadas com os jovens, tendo o movimento e o som como ferramentas.

Outro momento marcante do encontro, foi a apresentação dos monitores Ederson Kirsch e Gustavo Koch. Os dois foram ex-alunos da Fundação Tênis e agora regressam à instituição. Também a ex-aluna Raquel de Lima Mota está ingressando na ONG para atuar como monitora nos núcleos em São Paulo.

Além de Reinaldo Nascimento, o seminário contou com a participação de profissionais do Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITI-POA).

ANIVERSARIANTES E MELHORES NÚCLEOS – Antes do início dos trabalhos do seminário, os aniversariantes do primeiro semestre foram saudados com um cartão e um bombom. E, na sequência, foi entregue o Prêmio de Melhor Núcleo de 2016. Sapiranga recebeu a medalha de ouro, Igrejinha, a de prata, e os núcleos Santana de Parnaíba, Humaitá e Pão dos Pobres receberam o bronze. Já o Marinha do Brasil ficou em primeiro lugar na categoria “Núcleo que mais evoluiu em relação a sim mesmo”. O Pão dos Pobres classificou-se em segundo lugar, e Sapiranga, em terceiro.

A Fundação Tênis realiza três seminários por ano com seus colaboradores.

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, possibilitando que reescrevam seus projetos de vida.

Atualmente, assiste a mais de mil alunos em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga, um em Igrejinha e dois em Santiago) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2017, a Fundação Tênis completou 16 anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras.

O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, White Martins, XP Investimentos, Zaffari e 3ia.com. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.

DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudia@fundacaotenis.org.br[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]