Matheus Caporal 11 abril 2019 Notícias

Curso Jovens Programadores reúne 20 alunos da Fundação Tênis

Curso Jovens Programadores reúne 20 alunos da Fundação Tênis –

A nova turma do Curso Jovens Programadores, promovido pela Fundação Tênis, teve sua aula inaugural na última quinta-feira (04/04), na Fundação Pão dos Pobres.

Os 20 alunos da Fundação foram selecionados a partir de um encontro no dia 20 de fevereiro, com o objetivo de fazer com que os jovens tivessem contato com os princípios da Ciência da Computação e se sentissem desafiados a realizar tarefas em ambientes de jogos. Para muitos, é o primeiro contato com os princípios da computação.

Klaus Johannpeter reforça a importância de se realizar Cursos como esse: “Nós, da Família Gerdau Johannpeter, estamos muito felizes em poder contribuir para o desenvolvimento do projeto “Jovens Programadores”, onde se formou uma bela parceria entre a Fundação Tênis e demais entidades envolvidas. A oportunidade profissionalizante que assim se cria, será certamente muito significativa. Agradecemos muito a todos e a todas as entidades envolvidas.”

Para o superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba: “Esta é uma oportunidade de aprendizagem para que os alunos tenham possibilidades de ingressar no mercado de trabalho da Tecnologia da Informação”.

João Rocha, Gerente da Fundação Pão dos Pobres, ressalta que o curso oferecido pela Fundação Tênis traz uma oportunidade singular de aprendizagem para os adolescentes. “Este curso, proporcionará um olhar esperançoso para o futuro. Onde cada adolescente atendido poderá reforçar seus conhecimentos e construir projetos de vida alicerçados no saber tecnológico. Esse campo que se abre como promissor para esses adolescentes, que muito provavelmente, não teriam essa possibilidade de educação. Parabéns para a Fundação Tênis pela iniciativa, bem como para todos os parceiros envolvidos e que cada adolescente possa obter o máximo de conhecimento e sabedoria nesse cursos dos Jovens Programadores”, completou.

A Assespro-RS é parceira deste projeto desde o começo, que permite dar uma oportunidade real de mercado aos alunos da Fundação Tênis ensinando, em pouco tempo, lógica, programação, resolução de problemas e empreendedorismo.

Para o Presidente do Conselho da Assespro-RS, Alex Hermann: “Esses jovens estão tendo a oportunidade única de aprender o que as empresas e Startups de base tecnológica buscam nos profissionais do presente e futuro, e logo que acabarem de aprender a programar já podem buscar estágios na central de estágios da Assespro-RS e todos parceiros. Temos uma deficiência grande em mão de obra especializada em tecnologia no Brasil, e esse projeto é um dos caminhos para dar oportunidade, pertencimento e futuro aos jovens. Sabemos que muitos empregos vão acabar no futuro e queremos que não sejam os deles também. Esperamos que mais parceiros se unam e transformem o Jovens Programadores em uma plataforma de oportunidades e conhecimento a toda comunidade gaúcha e brasileira, pois só o conhecimento e empreendedorismo é que realmente pode mudar esse nosso cenário”.

O Curso, promovido pela Fundação Tênis, conta com o patrocínio da Família Gerdau Johannpeter e apoio da Assespro-RS, Banco de Computadores, Fundação Pão dos Pobres, Instituto Login, Junior Achievement Rio Grande do Sul e StartSe.

A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completará 18 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Atualmente seu time de mantenedoras conta com Associação Leopoldina Juvenil, Vero – Banrisul, BRDE, BNP Paribas, BTG Pactual, Confederação Brasileira de Tênis – Correios, Crediare, Deca, Enel, Évora, Gerdau, Grupo Oleoplan, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Pagzilla, Piccadilly Company, Sulgás, Unimed, Usaflex, Vult, White Martins, XP Investimentos e Zaffari.

Instagram: @fundacaotenis
Facebook: @fundacaotenisbrasil