Claudia Coutinho 19 julho 2018 Notícias

Definidos os alunos “Pierre de Coubertin” da Fundação Tênis

A entrega das medalhas Pierre de Coubertin da Fundação Tênis aos nove alunos eleitos entre seus colegas será realizada durante a cerimônia de abertura do 11º Rolando Garra. O evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 25 de julho, às 9h30min, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre/RS). Apenas um jovem de cada um dos nove núcleos da instituição, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, recebe a distinção.

A escolha do “Aluno Pierre de Coubertin da Fundação Tênis” é feita por eleições diretas, em dois turnos, com voto secreto, entre os colegas do núcleo. No primeiro turno, são eleitos os representantes de cada uma das turnas. No segundo, todos voltam às urnas para eleger o vencedor. Os jovens têm que votar no colega que melhor representa e vivencia os Valores Olímpicos, de Amizade, Respeito e Excelência.

Esses Valores Olímpicos estão na base da Educação Olímpica, que, por sua vez, baliza as ações da Fundação Tênis. Por isso, esta eleição é tão significativa para os alunos da instituição. “Além disso, também é importante fazer com que nossos alunos vivenciem um processo democrático”, destaca o coordenador geral e pedagógico da Fundação Tênis, Gastão Englert. “É uma forma de valorizar a cidadania”, completa. Durante as eleições, é montado um ambiente com urna, “cabine” de votação e cédula para registrar o voto. Os professores dos núcleos também participam do processo.

Rolando Garra – A 11ª edição do torneio integração da Fundação Tênis será realizada em dois dias, 25 e 26 de julho, no Parque Esportivo da PUCRS, reunindo 610 alunos da instituição. Os jogos serão disputados em 25 categorias, respeitando a faixa etária e a habilidade para a prática do tênis de cada um. Estão programadas 675 partidas, além de atividades lúdicas para os mais jovens. A cerimônia de encerramento será na quinta-feira, dia 26, às 16h30min. Campeões e finalistas recebem troféus, e todos os participantes ganham medalhas

Sobre a Fundação Tênis

A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completou 17 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Atualmente assiste a cerca de 850 jovens, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras.  Atualmente seu time de mantenedoras conta com Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul – Vero, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – Correios, Évora, Gerdau, Grupo Oleoplan, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, Pagzilla, Piccadilly Company, Sulgás, Usaflex, White Martins, XP Investimentos e Zaffari.

A 11ª edição do Rolando Garra conta também com o apoio do Sistema Fecomércio-RS/SESC e da PUCRS.

DivulgAção Agência de Conteúdo
Jornalista Responsável:  Cláudia Coutinho (MTb 4.853)
claudiacoutinho21@gmail.com