Matheus Caporal 28 setembro 2022 Notícias

Do Marinha do Brasil ao Vaticano: Luis Carlos Enck, superintendente da Fundação Tênis, fala sobre expectativa de participar da Cúpula Internacional sobre Esporte

Evento acontece nos dias 29 e 30 de setembro. Discurso do Papa Francisco está previsto para a tarde de sexta-feira, quando será assinada uma Declaração com o compromisso de promover cada vez mais, nas instituições e organizações esportivas, a dimensão social e inclusiva do esporte.

Quando as aulas do Marinha do Brasil, o primeiro núcleo da Fundação Tênis, iniciaram em outubro de 2000, os idealizadores do projeto não tinham a dimensão do que a instituição viria ser. Passados mais de 21 anos depois daquelas aulas, a Fundação Tênis escreverá um dos capítulos mais importantes da sua história nos próximos dois dias. E quem estará representando a organização nessa Cúpula Internacional do Esporte no Vaticano será Luis Carlos Enck, o Biba (como é conhecido), superintendente da Fundação Tênis.

Ele conta que recebeu uma ligação no início de 2022 de Nelson Todt, presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e vice-presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, perguntando se a Fundação Tênis teria interesse em assinar um documento, que o Papa Francisco também chancelaria, em prol do Esporte Educacional, com um apelo social relevante. Afinal, a importância do esporte na vida das pessoas ficou ainda mais evidente durante a pandemia pois, além de ocupar a população em um momento difícil, gerou mais saúde e bem-estar.

“Dentro deste contexto todo, o Papa pensou em lançar um documento para reforçar a ferramenta de transformação que foi o esporte durante a pandemia. A grande maioria das pessoas passou a praticar mais esportes, principalmente ao ar livre, que não tinham muito contato. Foi um movimento muito forte que aconteceu em todo o mundo”, relembrou Biba.

Num primeiro momento, aconteceria um evento em que a Fundação Tênis não participaria, mas assinaria de forma eletrônica o documento proposto.

“Eu fiquei muito feliz de saber que poderíamos estar com o nome num documento desta relevância, e achava que seria muito importante para a Fundação Tênis fazer parte disto”, completou.

Após alguns meses, o próprio Nelson questionou se o Biba não havia recebido nenhum e-mail do Vaticano. Vista a caixa de mensagens, estava lá, pessoal e intransferível o convite para participar da Summit Internazionale “Sport for all – cohesive, accessible and tailored to each person”, promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Cultura e a Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte.

“É muito relevante para a Fundação Tênis e um orgulho para mim também estar presente lá representando a instituição neste momento. Uma crença que temos desde 2007, quando iniciamos a parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, é na capacidade que a Educação Olímpica, que faz parte da base pedagógica da organização, proporciona através da passagem dos Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência, na transformação de vidas”, ressalta Biba.

Que vai além: “Quando se tem intenção, propósito para realizar uma ação, ela toma uma dimensão muito grande. É diferente de apenas se educar através do esporte. Tu tens a intenção de ensinar a natureza do esporte e a passagem dos Valores Olímpicos mencionados anteriormente e tens a convicção de como isso pode impactar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Essa palavra ‘intenção’ faz toda a diferença. Nunca imaginei participar de um evento desse porte. E não seremos coadjuvantes, serão 200 entidades do mundo todo que, juntas, validarão juntamente com o Papa Francisco um documento para valorizar o viés educacional que o esporte tem”.

No evento, também terá um momento em que serão trocadas experiências entre os trabalhos que são realizados pelas entidades e pessoas presentes.

“Será uma experiência muito rica para os participantes, um momento de troca de informação e aprendizagem com os melhores projeto no mundo que trabalham com este conceito de intensão de educar através do esporte.”, enfatizou Biba.

O desafio agora não é somente comunicar colaboradores, Diretoria Executiva, Conselhos Fiscal e Deliberativo, mantenedores da Fundação, mas mostrar o impacto positivo desse evento para todos os agentes esportivos no Brasil.

“Esse reconhecimento de que a Fundação Tênis é capaz de contribuir neste documento em função da nossa experiência com esse público de vulnerabilidade social me enche de orgulho e está enchendo de orgulho toda a equipe de colaboradores. “, finalizou Biba.

Sobre a Cúpula

Summit Internazionale “Sport for all – cohesive, accessible and tailored to each person”, promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Cultura e a Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte. A Cúpula Internacional sobre Esporte acontecerá no Vaticano para responder ao apelo do Papa Francisco sobre a importância social, educacional e espiritual do esporte.

A Fundação Tênis e a PUCRS serão as únicas instituições brasileiras a participar da Cúpula, entre 200 convidadas do mundo inteiro.

A Cúpula continua o caminho iniciado com o Encontro Internacional “O Esporte ao Serviço da Humanidade” organizado em outubro de 2016, seguido pelo “Dar o melhor de si”, o primeiro documento integral da Santa Sé sobre o esporte, publicado em 1º de junho de 2018.

Entre os palestrantes do evento estarão Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional; Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Internacional; Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; Filippo Grandi, Comissário para Refugiados das Nações Unidas; Nelson Todt, Vice-presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin. Além disso, estarão presentes organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais do mundo inteiro que trabalham em prol da inclusão social através do esporte, bem como representantes das várias confissões cristãs e de outras religiões. Também estarão presentes representes de Federações Esportivas Internacionais e associações esportivas amadoras.

Durante a Cúpula, será apresentada uma Declaração convidando o mundo do esporte a olhar para o futuro apropriando-se de três características fundamentais: coesão, acessibilidade e estar ao alcance de todos. O primeiro tem por objetivo mostrar a necessidade de reduzir a distância entre o esporte de base e o esporte profissional, na certeza de que a unidade do esporte é um valor que se deve guardar e cultivar. A segunda visa garantir a todas as pessoas o direito à prática esportiva, independentemente de suas condições sociais (pobreza, condições de migração e status de refugiado, marginalização, guerras, prisão, etc.). Por fim, a terceira palavra-chave centra-se na possibilidade de todas as pessoas praticarem esportes, mesmo que tenham deficiências físicas, mentais ou psicológicas.

No final da cúpula, em presença do Papa Francisco, os participantes serão convidados a assinar a Declaração com o compromisso de promover cada vez mais, nas suas respectivas instituições e organizações esportivas, a dimensão social e inclusiva do esporte.