Matheus Caporal 30 setembro 2022 Notícias

Fundação Tênis assina Declaração sobre Esporte na presença do Papa Francisco

Por CBPC

Na tarde (sexta-feira, 30) que marcou o encerramento da Cúpula Internacional do Esporte, no Vaticano, o Papa Francisco proferiu um discurso com um olhar dedicado a importância do esporte enquanto um meio de acesso universal, impactando toda comunidade humana como um potencial educativo e social.

Se dirigindo aos representantes de diferentes instituições e organizações esportivas ao redor do mundo, o Papa proferiu: “Vocês são movidos por uma nobre motivação: se comprometer com a promoção de um esporte que seja para todos, que seja ‘coeso’, ‘acessível’ e ‘adaptável para todas as pessoas’. O grande compromisso, sem dúvida um desafio que ninguém é capaz de realizar sozinho […]”. Após, também citou a formação de pessoas através da prática esportiva, resgatando o sentido de dignidade que muitas vezes pode ser esquecido em distintos contextos.

Ao final do seu discurso, o Papa Francisco citou a importância dos atletas no exemplo para os mais jovens, bem como a necessidade de compreender o esporte em sua integralidade, tendo sabedoria em como desenvolvê-lo e difundi-lo em mais lugares e para mais pessoas.

Na conclusão da sua fala, os convidados se dirigiram até a sua posição para pegar a Declaração que convida o mundo do esporte a olhar para o futuro. O Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Prof. Nelson Todt, e o superintendente da Fundação Tênis – instituição certificada pelo CBPC -, Sr. Luís Carlos Enck, o Biba, estiveram presentes na ocasião.