Claudia Coutinho 22 novembro 2018 Notícias

Fundação Tênis é tema de seminário interno

O segundo seminário de capacitação de 2018 da Fundação Tênis foi realizado na quarta-feira, dia 21, durante todo o dia no Centro de Eventos do CIEE-RS, reunindo cerca de 30 pessoas, dos integrantes da instituição a convidados. “Fundação Tênis em Desenvolvimento: Do estratégico ao operacional” foi o tema central do encontro, abordando desde aspectos administrativos à questão do empoderamento feminino pelo Esporte.

A pesquisadora Keitiline Viacava foi uma das convidadas da Fundação Tênis e falou sobre “Do tênis para a vida: benefícios no desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes”. Durante sua apresentação, mostrou como a prática do tênis influencia no desenvolvimento de jovens. A psicóloga Eluza Enck, do Instituto de Terapias Integradas (ITI) de Porto Alegre, conversou com professores e monitores sobre formas de abordagens a partir de situações vividas em quadras em função de dificuldades enfrentadas pelos alunos.

O seminário de capacitação ocorre duas vezes por ano com o objetivo de alinhar estratégias e processos de gestão, além de abordar questões da Educação Olímpica. Reúne todas as equipes que atuam nos nove núcleos da Fundação Tênis no Rio Grande do Sul e em São Paulo e também a equipe administrativa.

Durante o encontro, o coordenador de Núcleos da Fundação Tênis Rafael Hammes recebeu o certificado de membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), instituição criada em 2006, para difundir os ideais olímpicos e contribuir para a promoção da Educação Olímpica em escolas e em programas sociais. “A Fundação Tênis está de parabéns por assumir o seu compromisso com a Educação Olímpica e com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e tem o seu trabalho reconhecido internacionalmente”, destacou o presidente do CBPC, Nelson Todt.

Agora, todos os coordenadores de núcleo da Fundação Tênis – André Werb, Rafael Hammes, Anderson Moreira e Marina Lima Sodré -, o coordenador pedagógico, Gastão Englert, e o superintendente, Luis Carlos Enck, o Biba, integram o Comitê.

Rafael Hammes recebe o certificado de membro do CBPC (Foto Divulgação)

A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completou 17 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Atualmente seu time de mantenedoras conta com Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul – Vero, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – Correios, Eletropaulo, Évora, Gerdau, Grupo Oleoplan, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, Pagzilla, Piccadilly Company, Sulgás, Usaflex, White Martins, XP Investimentos e Zaffari.

Instagram: @fundacaotenis
Facebook: @fundacaotenisbrasil
YouTube: www.youtube.com/user/fundacaotenis
Issuu (Publicação NA REDE): issuu.com/fundacaotenis