Matheus Caporal 07 julho 2022 Notícias

Fundação Tênis participa da inauguração do Campus do Instituto Caldeira no 4º Distrito, em Porto Alegre

Com informações de GZH

As aulas do programa Jovem Aprendiz da Fundação Tênis acontecem no Campus. Centro de educação foi montado em uma área de cerca de 5 mil metros quadrados.

Centro de educação que engloba gigantes da tecnologia e organizações educacionais gaúchas, o Campus Caldeira foi lançado na manhã desta quinta-feira (7), 4º Distrito, em Porto Alegre. A plataforma fica no segundo andar do hub de inovação Instituto Caldeira, na antiga fábrica da AJ Renner no 4º Distrito, e promoverá capacitações em tecnologia da informação e na nova economia.

CEO do instituto, Pedro Valério destacou que o Rio Grande do Sul “precisa olhar para a educação de forma coesa e pragmática” se quiser ocupar um espaço de protagonismo na inovação.

— O maior problema para as empresas é a falta de talentos. Somente entre as empresas fundadoras do Caldeira, há de 3,5 a 4 mil vagas disponíveis que não se consegue preencher — destaca Valério.

— Aqui no Campus a gente quer reunir pessoas que acreditam que a educação é o vetor que pode transformar o Estado em polo de inovação relevante.

Dentro do campus, estão instaladas organizações como a Fundação Dom Cabral, escola de negócios; a Fundação Tênis, que trabalha com capacitação de jovens em vulnerabilidade social; e GetEdu, parceiro do Google for Education, em um espaço onde vai mostrar tecnologias e plataformas do Google. Com sede em Passo Fundo e campi em Porto Alegre e Ijuí, a faculdade Imed também está montando um polo no Campus Caldeira, com investimento de R$ 10 milhões. Foi o local escolhido para ministrar a graduação de Ciências da Comunicação a partir de 2023 — o vestibular para a primeira turma do curso deve ocorrer no final do ano.

— O fato de estar aqui dentro é estratégico porque vamos estar perto das principais empresas, aproximando o mundo acadêmico dos principais skills (habilidades) que o mercado está demandando — afirma Eduardo Capellari, presidente da Imed.

Além da instalação de instituições educacionais e empresas residentes, o Campus Caldeira será palco para eventos e encontros relacionados à educação e focará também na formação de jovens da rede pública, encontrando, capacitando e empregando talentos.

A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que tem como missão trilhar com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, uma jornada de desenvolvimento socioeducacional, esportivo, cognitivo e emocional, criando um novo projeto de vida para um mundo em transformação.

O trabalho da instituição é dividido em três programas, com mais de 2.400 atendidos mensalmente: Esporte Educacional, Educação Profissional e Realizando Sonhos.

No programa Esporte Educacional, o objetivo da Fundação é promover o desenvolvimento integral dos alunos participantes através da prática esportiva do tênis, com base pedagógica a partir dos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que as crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino. São mais de 2.200 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Igrejinha, Charqueadas e Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul;  Florianópolis, em Santa Catarina; Congonhas, Itabirito, Divinópolis e Belo Vale, em Minas Gerais; e Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Jundiaí, São José dos Campos e São Paulo, em São Paulo.

Já o programa Educação Profissional visa a formação técnica e profissional de jovens através de cursos diferenciados, trazendo abordagem inovadora para que os aprendizes desenvolvam competências fundamentais, cognitivas e sociais, para atuação no mundo do trabalho. Fazem parte deste programa os projetos Jovem Aprendiz e Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho. Já foram mais de 450 jovens encaminhados para o mundo do trabalho. Atualmente, são mais de 190 jovens em desenvolvimento profissional.

O Realizando Sonhos é o programa que desenvolve ações e projetos voltados à formação da cidadania e de lideranças. Um exemplo de atividade em desenvolvimento é a aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais nas aulas dos demais programas da instituição.