Matheus Caporal 28 outubro 2022 Notícias

Fundação Tênis participa da primeira edição do Programa Sports Diplomacy do Departamento de Estado dos EUA voltado para o tênis

Esta é a primeira vez que o programa envia atletas de tênis para outro país em atividades presenciais de intercâmbio.

Liderados pelos ex-tenistas profissionais americanos – os Sports Envoys – Vania King e Nicolás Pereira, o encontro, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28/10, no núcleo de EducAção Profissional da Fundação Tênis, no Instituto Caldeira, teve como foco trazer as melhores práticas exercidas pelas instituições que usam o tênis como ferramenta de inclusão social. Estiveram presentes, além de Vania e Nico, representantes do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre, do WimBelemDon, do Instituto Tênis, da Federação Gaúcha de Tênis, da Fundação Tênis e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A ação faz parte de uma parceria entre o Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e o projeto social WimBelemDon.

O Programa Sports Diplomacy surgiu para conectar Sports Envoys, ou enviados esportivos – atletas e treinadores americanos de alto nível – com jovens no exterior para participar de intercâmbios. Passados mais de 20 anos, os Sports Envoys viajaram pelo mundo criando pontes entre os EUA e diversos países por meio dos mais variados esportes: beisebol, skate, basquete, boxe, esgrima, judô, hóquei.

*Vania King foi duas vezes campeã de duplas em torneios do Grand Slam e, atualmente, dirige sua própria organização sem fins lucrativos, a Serving Up Hope, que oferece programas de tênis para crianças em situação de vulnerabilidade em Uganda e nos Estados Unidos. Como tenista juvenil, Nicolás Pereira venceu Roland Garros, Wimbledon e o U.S. Open, conquistando o título mundial na categoria da Federação Internacional de Tênis (ITF). Desde 2001 é comentarista de tênis da ESPN.