Matheus Caporal 29 agosto 2022 Notícias

Fundação Tênis participará de Cúpula Internacional sobre Esporte no Vaticano

Fundação Tênis e PUCRS, membros Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, são as únicas instituições brasileiras convidadas a participar do evento nos dias 29 e 30 de setembro. Cúpula internacional sobre esporte acontecerá no Vaticano para responder ao apelo do Papa Francisco sobre a importância social, educacional e espiritual do esporte.

A Summit Internazionale “Sport for all – cohesive, accessible and tailored to each person”, é promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Cultura e a Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte.

Foram convidadas pela Cúpula para participar do evento 200 pessoas do mundo do esporte, de Federações Esportivas Internacionais e associações esportivas amadoras. Além disso, estarão presentes organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais do mundo inteiro que trabalham em prol da inclusão social através do esporte, bem como representantes das várias confissões cristãs e de outras religiões. A cúpula continua o caminho iniciado com o Encontro Internacional “O Esporte ao Serviço da Humanidade” organizado em outubro de 2016, seguido pelo “Dar o melhor de si”, o primeiro documento integral da Santa Sé sobre o esporte, publicado em 1º de junho de 2018.

Para o superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba, o recebimento do convite é uma honra enorme que mostra o quanto a instituição está engajada na transformação de vidas através do esporte. “Esse reconhecimento para a Fundação Tênis vem num momento muito importante, em que estamos replicando o nosso trabalho para impactar cada vez mais a vida de crianças e adolescentes”.

Durante a cúpula, será apresentada uma Declaração convidando o mundo do esporte a olhar para o futuro apropriando-se de três características fundamentais: coesão, acessibilidade e estar ao alcance de todos. O primeiro tem por objetivo mostrar a necessidade de reduzir a distância entre o esporte de base e o esporte profissional, na certeza de que a unidade do esporte é um valor que se deve guardar e cultivar. A segunda visa garantir a todas as pessoas o direito à prática esportiva, independentemente de suas condições sociais (pobreza, condições de migração e status de refugiado, marginalização, guerras, prisão, etc.). Por fim, a terceira palavra-chave centra-se na possibilidade de todas as pessoas praticarem esportes, mesmo que tenham deficiências físicas, mentais ou psicológicas.

No final da cúpula, em presença do Papa Francisco, os participantes serão convidados a assinar a Declaração com o compromisso de promover cada vez mais, nas suas respectivas instituições e organizações esportivas, a dimensão social e inclusiva do esporte. Este convite será depois alargado a todas as realidades do esporte, começando pelas que se inspiram na visão cristã da pessoa e do próprio esporte, que poderão assinar online.

Segue em anexo uma explicação gráfica do logotipo e do programa da cúpula com os palestrantes atualmente confirmados, aos quais se acrescentarão depoimentos esportivos que, com sua própria experiência de vida, contarão como o esporte pode ser uma oportunidade de resgate, encontro, inclusão e plenitude de vida.

A programação do evento (em inglês), pode ser acessada clicando aqui.