Claudia Coutinho 09 agosto 2016 Notícias
Fundação Tênis participou de evento no Rio

Biba, Marina e Gastão representaram a Fundação no Rio (Foto Arquivo Pessoal)
A Fundação Tênis participou do 2º Simpósio Internacional Pierre de Coubertin, no dia 8 de agosto, na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016. Foram apresentados três trabalhos: “A estrutura organizacional da Fundação Tênis, seu organograma, núcleos de atividades, processo de gestão e o programa Pós Tênis”, tema do superintendente Luis Carlos Enck, o Biba; “Os Valores Olímpicos no plano de aula de um programa social e esportivo: o caso da Fundação Tênis”, assunto abordado pelo coordenador geral, Gastão Englert; e a experiência do Programa Olímpico desenvolvido durante um ano pela ONG, apresentado pela coordenadora de núcleo Marina Sodré. O Simpósio foi organizado pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC) e pelo Comité Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) e contou com a presença de Jacques de Coubertin e Yvan de Coubertin, sobrinhos netos do fundador do Olimpismo, Pierre de Coubertin, e representantes da família junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao CIPB.
O Simpósio reuniu estudiosos do Olimpismo e da Educação Olímpica com o objetivo de divulgar e compartilhar as melhores práticas e pesquisas em todo o mundo no que diz respeito ao desenvolvimento humano e social através do Esporte. “A Fundação Tênis teve a oportunidade de apresentar seu trabalho à comunidade internacional, o que aumenta a credibilidade do que realizamos”, observou Biba Enck. “Mostramos que, no nosso dia a dia, promovemos a prática do Olimpismo, fazendo com que nossos alunos possam desenvolver os Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência”, destacou o superintendente. “Além disso, pudemos avaliar que estamos no caminho certo, o que nos leva a um processo de melhoria contínua em nossas práticas e de ajustes em nossos processos e estratégias”, completou o superintendente.
SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS
A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência – e possibilitando que reescrevam seus projetos de vida.
Atualmente, assiste a mais de mil alunos em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga, um em Igrejinha e dois em Santiago) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2016, a Fundação Tênis completou 15 anos.
A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Lojas Colombo, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, Ticket Log, White Martins, XP Investimentos, Zaffari e 3ia.com. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.
Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudia@fundacaotenis.org.br