Notícias

Claudia Coutinho 04 janeiro 2018 Notícias

Fundação Tênis projeta crescimento para 2018

Fundação Tênis projeta crescimento para 2018

A Fundação Tênis encerra 2017 com a certeza de ter superado as dificuldades que caracterizaram a economia nacional e está pronta para crescer em 2018.

A ONG, que desenvolve um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica, planeja a inauguração de mais dois núcleos no Rio Grande do Sul e um em São Paulo. Assim, passará de nove para 12 unidades na soma dos dois estados, e o número de jovens assistidos aumentará de cerca de 850 para aproximadamente 1.150. O orçamento para 2018 será de R$ 3,2 milhões, o que representa acréscimo de 33,3% em relação ao ano anterior.

“Já conversamos com diferentes prefeituras municipais, e com três as negociações estão bastante adiantadas. Por isso, planejamos a abertura de mais três núcleos durante 2018”, revela o superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba. Instituída em 11 de maio de 2001, a ONG assiste a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, desde que matriculados e frequentando escolas da rede pública. “A parceria que estabelecemos com as escolas é fundamental para que o trabalho alcance os resultados esperados, tanto no que diz respeito à melhora do desempenho de nossos alunos dentro da sala de aula, como em relação à autoestima, à autonomia e a outros aspectos comportamentais”, diz.

As aulas na Fundação Tênis são ministradas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada uma, no turno inverso ao da escola.  Cada turma tem até 25 alunos. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida.

OPORTUNIDADES – Um dos diferenciais da Fundação Tênis é o Programa Pós-Tênis, iniciado em dezembro de 2005. Por meio de parcerias com outras instituições, como a Fundação Pescar, o Programa Novos Horizontes, do Sistema FIERGS, o CIEE-RS e a Assespro-RS (Associação das empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação – Regional RS), a ONG encaminha seus alunos, a partir dos 15 anos de idade, para cursos profissionalizantes ou para estágios. “São oportunidades que buscamos para esses jovens, fazendo com que eles tenham condições de melhor se preparar para enfrentar o mercado de trabalho”, explica Biba.

O Programa Pós-Tênis já encaminhou 308 alunos. Na Fundação Tênis, esses jovens são chamados de “alunos evoluídos”. Atualmente, a ONG conta em seu quadro de estagiários com três alunos, todos estudantes do curso de Educação Física.

GESTÃO E RESULTADOS – Outro diferencial da Fundação Tênis está relacionado à gestão, seja nas questões administrativas e financeiras, seja no âmbito da pedagogia. “Com base no nosso planejamento e processos, é possível medir resultados que comprovam o nosso comprometimento com a nossa missão de transformar a vida desses jovens”, destaca Biba. Além disso, esses resultados são, com frequência, comunicados a todos os mantenedores da ONG, contribuindo para o fortalecimento do vínculo. Atualmente, a Fundação Tênis conta com 18 mantenedores, sendo que 10 desses apoiam a instituição há mais de cinco anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte, Lei de Incentivo Federal ao Fundo da Criança e do Adolescente e de legislação de incentivo estadual e municipal. O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, Oleoplan, PagZilla, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, White Martins, XP Investimentos e Zaffari.

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS

A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completou 21 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Confira quem são no link: https://fundacaotenis.org.br/parceiros/

Acompanhe a Fundação Tênis nas mídias sociais:

fundacaotenis

@fundacaotenis
@fundacaotenisbrasil
www.youtube.com/user/fundacaotenis
www.linkedin.com/company/fundacaotenis
(Publicação NA REDE): issuu.com/fundacaotenis

Informações para a Imprensa:
Caporal | Conteúdo e Conexões Digitais
Jornalista Responsável: Matheus Caporal (MTE 0018697/RS)
matheus@fundacaotenis.org.br

Colabore com a Fundação

Mude a vida de alguém

Contamos com a sua participação para dar continuidade ao nosso programa.