Notícias

Claudia Coutinho 04 janeiro 2018 Notícias

Fundação Tênis projeta crescimento para 2018

Fundação Tênis projeta crescimento para 2018

A Fundação Tênis encerra 2017 com a certeza de ter superado as dificuldades que caracterizaram a economia nacional e está pronta para crescer em 2018.

A ONG, que desenvolve um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica, planeja a inauguração de mais dois núcleos no Rio Grande do Sul e um em São Paulo. Assim, passará de nove para 12 unidades na soma dos dois estados, e o número de jovens assistidos aumentará de cerca de 850 para aproximadamente 1.150. O orçamento para 2018 será de R$ 3,2 milhões, o que representa acréscimo de 33,3% em relação ao ano anterior.

“Já conversamos com diferentes prefeituras municipais, e com três as negociações estão bastante adiantadas. Por isso, planejamos a abertura de mais três núcleos durante 2018”, revela o superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba. Instituída em 11 de maio de 2001, a ONG assiste a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, desde que matriculados e frequentando escolas da rede pública. “A parceria que estabelecemos com as escolas é fundamental para que o trabalho alcance os resultados esperados, tanto no que diz respeito à melhora do desempenho de nossos alunos dentro da sala de aula, como em relação à autoestima, à autonomia e a outros aspectos comportamentais”, diz.

As aulas na Fundação Tênis são ministradas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada uma, no turno inverso ao da escola.  Cada turma tem até 25 alunos. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida.

OPORTUNIDADES – Um dos diferenciais da Fundação Tênis é o Programa Pós-Tênis, iniciado em dezembro de 2005. Por meio de parcerias com outras instituições, como a Fundação Pescar, o Programa Novos Horizontes, do Sistema FIERGS, o CIEE-RS e a Assespro-RS (Associação das empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação – Regional RS), a ONG encaminha seus alunos, a partir dos 15 anos de idade, para cursos profissionalizantes ou para estágios. “São oportunidades que buscamos para esses jovens, fazendo com que eles tenham condições de melhor se preparar para enfrentar o mercado de trabalho”, explica Biba.

O Programa Pós-Tênis já encaminhou 308 alunos. Na Fundação Tênis, esses jovens são chamados de “alunos evoluídos”. Atualmente, a ONG conta em seu quadro de estagiários com três alunos, todos estudantes do curso de Educação Física.

GESTÃO E RESULTADOS – Outro diferencial da Fundação Tênis está relacionado à gestão, seja nas questões administrativas e financeiras, seja no âmbito da pedagogia. “Com base no nosso planejamento e processos, é possível medir resultados que comprovam o nosso comprometimento com a nossa missão de transformar a vida desses jovens”, destaca Biba. Além disso, esses resultados são, com frequência, comunicados a todos os mantenedores da ONG, contribuindo para o fortalecimento do vínculo. Atualmente, a Fundação Tênis conta com 18 mantenedores, sendo que 10 desses apoiam a instituição há mais de cinco anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte, Lei de Incentivo Federal ao Fundo da Criança e do Adolescente e de legislação de incentivo estadual e municipal. O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, Oleoplan, PagZilla, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, White Martins, XP Investimentos e Zaffari.

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS

A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que tem como missão trilhar com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, uma jornada de desenvolvimento socioeducacional, esportivo, cognitivo e emocional, criando um novo projeto de vida para um mundo em transformação.

O trabalho da instituição é dividido em três programas, com mais de 2.400 atendidos mensalmente: Esporte Educacional, Educação Profissional e Realizando Sonhos.

No programa Esporte Educacional, o objetivo da Fundação é promover o desenvolvimento integral dos alunos participantes através da prática esportiva do tênis, com base pedagógica a partir dos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que as crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino. São mais de 2.200 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Igrejinha, Charqueadas e Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul;  Florianópolis, em Santa Catarina; Congonhas, Itabirito, Divinópolis e Belo Vale, em Minas Gerais; e Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Jundiaí, São José dos Campos e São Paulo, em São Paulo.

Já o programa Educação Profissional visa a formação técnica e profissional de jovens através de cursos diferenciados, trazendo abordagem inovadora para que os aprendizes desenvolvam competências fundamentais, cognitivas e sociais, para atuação no mundo do trabalho. Fazem parte deste programa os projetos Jovem Aprendiz e Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho. Já foram mais de 450 jovens encaminhados para o mundo do trabalho. Atualmente, são mais de 190 jovens em desenvolvimento profissional.

O Realizando Sonhos é o programa que desenvolve ações e projetos voltados à formação da cidadania e de lideranças. Um exemplo de atividade em desenvolvimento é a aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais nas aulas dos demais programas da instituição.

Acompanhe a Fundação Tênis nas mídias sociais:

fundacaotenis

@fundacaotenis
@fundacaotenisbrasil
www.youtube.com/user/fundacaotenis
www.linkedin.com/company/fundacaotenis
(Publicação NA REDE): issuu.com/fundacaotenis

Informações para a Imprensa:
Caporal | Conteúdo e Conexões Digitais
Jornalista Responsável: Matheus Caporal (MTE 0018697/RS)
matheus@fundacaotenis.org.br

Colabore com a Fundação

Mude a vida de alguém

Contamos com a sua participação para dar continuidade ao nosso programa.