Matheus Caporal 06 abril 2022 Notícias

Fundação Tênis também participa da Campanha White Card, do CBPC, em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e pela Paz

Ação aconteceu em todos os 14 núcleos da instituição e ressalta a importância do esporte em nossas vidas!

Entenda mais sobre a data

Pierre de Coubertin, em novembro de 1892, apresentou sua primeira proposta pública para trazer os Jogos Olímpicos de volta à vida: “Vamos exportar nossos esgrimistas, nossos corredores, nossos remadores para outras terras, pois aí está o livre comércio do futuro, e no dia em que o fizermos a causa da paz terá recebido um aliado forte e vital”.

Em uma época que a guerra ameaçava o futuro, destruía sonhos e diminuía as relações entre as nações, Pierre de Coubertin viu no esporte um meio para alcançar a paz por meio de símbolos que formam o caráter humano, como respeito, igualdade e perseverança. Foi neste momento que os Jogos Olímpicos se tornaram realidade.

Ele acreditava firmemente que o esporte era a chave para desenvolver a energia mental necessária para uma saúde integral do indivíduo. Por isso, foi Coubertin quem esteve por trás da criação do Símbolo Olímpico exposto pelos cinco aros, em 1913; além da participação na iniciativa da Carta Olímpica e do protocolo, do juramento dos atletas e dos principais componentes das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. Foi ele também quem disse: “O importante na vida não é o triunfo, mas a luta; o essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim sendo, neste dia 6 de abril, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin celebra o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.