Claudia Coutinho 27 novembro 2017 Notícias

Gestão e pedagogia foram temas do seminário da Fundação

O segundo seminário da Fundação Tênis realizado neste ano reuniu todos os colaboradores da ONG no dia 22 de novembro, quarta-feira, no Parque Esportivo da PUCRS. A gestão e a linha e a metodologia pedagógica foram os temas centrais das atividades que mobilizaram todos os participantes.

Colaboradores e profissionais do ITI participaram do evento (Foto Divulgação)

O evento começou com uma saudação do superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba, destacando a importância do evento. Na sequência, a equipe responsável pelas áreas administrativa, financeira e de Recursos Humanos apresentou os projetos que estão em andamento junto aos órgãos públicos e os que estão em fase de captação. Também abordaram temas relacionados à gestão de pessoas e ao Programa Pós-Tênis, que encaminha os alunos da fundação para estágios e cursos profissionalizantes. Esta primeira parte do seminário se encerrou com a jornalista Cláudia Coutinho falando sobre as estratégias utilizadas nas mídias sociais e os bons resultados já conquistados até o momento.

Depois, a linha pedagógica e a metodologia adotadas na Fundação Tênis, com base na Educação Olímpica, foram o tema dos painéis e das atividades realizadas. O objetivo foi consolidar os processos que levam à transformação de vida dos alunos da ONG. No encerramento, profissionais do ITI POA (Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre), instituição parceira da ONG, abordaram a questão da afetividade para fortalecer o trabalho da Fundação.

No dia seguinte, 23 de novembro, todos os colaboradores da Fundação Tênis participaram de uma intensa e divertida confraternização em Três Coroas, que teve como ponto alto a realização de rafting no Paranhana.

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, possibilitando que reescrevam seus projetos de vida.

Atualmente, assiste a cerca de 900 alunos m nove núcleos no Brasil, sendo sete no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga e um em Igrejinha) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2017, a Fundação Tênis completou 16 anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras.

O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, PagZilla, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, White Martins, XP Investimentos e Zaffari. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.

DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudia@fundacaotenis.org.br