Claudia Coutinho 15 julho 2016 Notícias

Núcleo PUCRS encerra Ciclo Olímpico com maratona

Alunos confraternizam na pista do Estádio Olímpico (Foto Divulgação)

Os alunos do Núcleo PUCRS da Fundação Tênis tiveram uma sexta-feira diferente. Neste 15 de julho, no Parque Esportivo do campus, a garotada participou de uma série de atividades para marcar o encerramento do Programa Ciclo Olímpico. Maratona, corrida de revezamento, bandeira e tocha olímpica foram os temas abordados.

Na parte da tarde, cerca de 60 alunos, de todas as turmas do turno, se reuniram em uma das salas do Parque Esportivo para conhecer um pouco mais sobre a Maratona, a prova dos 42,192 quilômetros, que tradicionalmente marca o encerramento das provas de atletismo dos Jogos Olímpicos. Por meio de vídeos, eles aprenderam sobre as características da modalidade e conheceram alguns personagens históricos, como o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas/2004, e a suíça Gabriele Andersen, que cruzou a linha de chegada nos Jogos de Los Angeles/1984, de forma épica, com enorme desgaste por causa das câimbras e da desidratação.

Depois a garotada foi para a pista no estádio do Parque Esportivo e realizou uma corrida de revezamento. O grupo foi dividido em quatro equipes que tinham que dar uma volta no estádio e entrar na pista com a tocha olímpica, confeccionada com muita criatividade. A bandeira com os aros olímpicos também esteve no evento. Alguns até cansaram depois de algumas poucas voltas, mas todos se divertiram.

SOBRE O CICLO OLÍMPICO DA FUNDAÇÃO TÊNIS

O Programa Ciclo Olímpico da Fundação Tênis teve início em agosto do ano passado, com o objetivo de celebrar a Olimpíada no Brasil e passar informações esportivas, culturais, sociais e educacionais relacionadas ao evento e às modalidades olímpicas. A cada mês, dois esportes foram trabalhados durante as aulas, seja pela prática, seja através de vídeos e pesquisas.

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa social, baseado na Educação Olímpica, direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, transmitindo e possibilitando a vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência – e criando caminhos para que possam reescrever seus projetos de vida.

Atualmente, assiste a mais de mil alunos em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga, um em Igrejinha e dois em Santiago) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2016, a Fundação Tênis completou 15 anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Lojas Colombo, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, Ticket Log, White Martins, XP Investimentos, Zaffari e 3ia.com. Muito desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudia@fundacaotenis.org.br