ONU Brasil 25 maio 2023 Na mídia
ODS precisam de estímulo, diz Secretário-geral das Nações Unidas
Secretário-geral das Nações Unidas reitera necessidade de pacote de estímulo de 500 bilhões de dólares por ano para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, “uma medida emergencial para aumentar o financiamento de longo prazo acessível para todos os países em desenvolvimento.”
🔔“Regredimos em mais de 30% das metas dos Objetivos Globais – incluindo nossos objetivos mais fundamentais de reduzir a pobreza e a fome. O progresso em 50% das outras metas é fraco e insuficiente. Mas ainda não é tarde demais para reverter este quadro. E estamos determinados a fazer exatamente isso.” – António Guterres, secretário-geral da ONU
🇺🇳Durante a abertura da sessão operacional do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), realizada nesta terça (23) em Nova Iorque, o chefe da ONU alertou que a lacuna anual de financiamento dos Objetivos Globais subiu de 2,5 trilhões de dólares antes da pandemia da COVID-19 para os atuais 4,2 trilhões, de acordo com a OCDE.
🔹“A visão transformadora da Agenda 2030 depende de uma parceria global e de um investimento sem precedentes. Mas esse investimento não está ocorrendo. Muitos países em desenvolvimento simplesmente não podem se dar ao luxo de investir nos Objetivos Globais porque eles enfrentam um abismo financeiro.”
📌Saiba mais: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
#Agenda2030 #ObjetivosGlobais
📷Ilustração gráfica da declaração “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotada pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas em setembro de 2015, após negociações e consultas nacionais e globais lançadas durante a Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012.
📸Ícones dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou Objetivos Globais, que são peça-chave da Agenda 2030.
📷Ilustração dos 5 pilares da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.
📸António Guterres se une a líderes religiosos para realizar uma Oração pela Paz na sede da ONU, em abril de 2023. Créditos: Evan Schneider/Foto da ONU.