Notícias

Matheus Caporal 30 setembro 2022 Notícias

Papa nos encoraja a fazer do esporte uma casa para todos, aberta e acolhedora

Papa nos encoraja a fazer do esporte uma casa para todos, aberta e acolhedora

Por Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Com a audiência que o Santo Padre dirigiu aos participantes, concluiu-se a Cúpula Internacional “Sport for All”, organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida juntamente com o Dicastério para a Cultura e a Educação, com a colaboração da Fundação João Paulo II para o Esporte. O evento contou com a presença de dirigentes e delegados de várias instituições e organizações esportivas e intergovernamentais, treinadores, atletas profissionais e amadores, representantes de várias confissões cristãs e outras religiões, além outros participantes ligados ao mundo do esporte, incluindo refugiados, ex-detentos, pessoas com deficiência física e intelectual.

Como podemos mudar nossa sociedade para melhor

O cardeal Kevin Farrell fez um discurso final em nome do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e do Dicastério para a Cultura e a Educação para agradecer profunda e calorosamente ao Papa Francisco pela sua presença e pelo seu apoio a esta iniciativa. O cardeal também resumiu o progresso realizado nos últimos dias: “Nestes dois dias, empenhamo-nos numa reflexão comum sobre o esporte e sobre o papel que este pode ter para promover a coesão social e a acolhida, especialmente neste tempo, após uma longa e dolorosa pandemia, na qual todos temos de nos perguntar como mudar a nossa sociedade para melhor. Também foi proposta a assinatura de uma Declaração indicando os objetivos comuns que queremos alcançar, as tarefas e responsabilidades que todos nós queremos assumir”.

“Estou próximo de vós nesta missão, e a Igreja apoia-vos neste engajamento educativo e social”

O Papa Francisco foi acolhido na Sala Paulo VI pelos 250 participantes provenientes de 40 países diferentes. No seu discurso, dirigiu-se a todos os participantes dizendo: “Encorajo-vos neste empenho em fazer com que o esporte seja uma casa para todos, aberta e acolhedora. Nesta casa, nunca percam o espírito de família, para que, assim, possamos encontrar irmãos e irmãs, amigos e amigas no mundo do esporte. Estou próximo de vós nesta missão, e a Igreja apoia-vos neste engajamento educativo e social”

A Declaração: um compromisso com um esporte coeso, um esporte acessível e um esporte sob medida

Ao fim do discurso do Santo Padre, cada signatário pôde cumprimentar o Papa antes de assinar a Declaração sobre o Esporte, comprometendo-se a dar continuidade ao trabalho delineado nestes dois dias. Os signatários se comprometeram a dar vida à Declaração. Um ponto fundamental para esta tarefa é compreender que “esta Declaração não é apenas uma declaração de princípios, mas uma Declaração, um convite a ações concretas… [para] o futuro da sociedade”.

Em outras palavras, o verdadeiro trabalho começando agora. A concretização da visão do Esporte para Todos, com efeito, exige um compromisso com um esporte coeso, acessível e sob medida. Desta forma, o esporte transforma a nossa sociedade e o nosso mundo, reconhecendo que o nosso verdadeiro time é a família humana. Cada uma dessas categorias – coesas, acessíveis e sob medida – destaca um componente diferente do trabalho que nos espera. Um esporte coeso implica um esporte que envolve as pessoas, e não apenas uma elite. Um esporte acessível implica que seja aberto a todos, especialmente aos grupos mais marginalizados. Um esporte feito sob medida é um que fornece os recursos necessários para acompanhar cada pessoa tal como ela é. Com o impulso e a orientação dos especialistas reunidos na Cúpula, os participantes comprometeram-se a caminhar juntos – communiter – porque ninguém pode levar a cabo esta tarefa sozinho.

Quem desejar aderir à declaração pode assiná-la no site www.sportforall.va

 

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS

A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completou 21 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Confira quem são no link: https://fundacaotenis.org.br/parceiros/

Acompanhe a Fundação Tênis nas mídias sociais:

fundacaotenis

@fundacaotenis
@fundacaotenisbrasil
www.youtube.com/user/fundacaotenis
www.linkedin.com/company/fundacaotenis
(Publicação NA REDE): issuu.com/fundacaotenis

Informações para a Imprensa:
Caporal | Conteúdo e Conexões Digitais
Jornalista Responsável: Matheus Caporal (MTE 0018697/RS)
matheus@fundacaotenis.org.br

Colabore com a Fundação

Mude a vida de alguém

Contamos com a sua participação para dar continuidade ao nosso programa.