Notícias

Matheus Caporal 29 setembro 2022 Notícias

Resumo do primeiro dia da Cúpula Internacional para a apresentação da Declaração sobre o Esporte, no Vaticano

Resumo do primeiro dia da Cúpula Internacional para a apresentação da Declaração sobre o Esporte, no Vaticano

Por Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

O dia foi aberto com uma mensagem de boas-vindas e um momento de oração seguido por um discurso introdutório do Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Cardeal Farrell iniciou um rico diálogo sobre Esporte para Todos dizendo que “alguns poderiam perguntar por que a Igreja está reunindo o mundo do esporte para uma encontro aqui. A ‘união’ e o ‘encontro’ resumem bem a motivação subjacente que nos impulsiona”.

A primeira conferência foi sobre os novos desafios do esporte hoje “mudar ou ser mudado”, seguida por uma longa sessão sobre a palavra “sob medida” para explorar a inclusão no mundo do esporte. Estas apresentações foram realizadas por Melchor Sanchez de Toca, do Dicastério para a Cultura e a Educação, e pela Dra. Caterina Gozzoli, da Universidade Católica do Sagrado Coração.

Após o intervalo para o café, Andrew Parson, Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, tomou a palavra para seu discurso, explicando que “o esporte é o direito fundamental de toda pessoa. A chave para adaptá-lo bem é envolver as pessoas, ouvi-las e compreender os desafios”.

A tarde foi dedicada à palavra “acessível”. O Rev. Patrick Kelly, professor da University of Detroit Mercy, e Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, abriram o diálogo, concentrando-se nas políticas sociais que levam ao esporte acessível. Os participantes tiveram então um momento favorável de discussão antes de se reunirem em grupos de trabalho para refletir sobre medidas concretas.

O dia terminou com um momento cultural e esportivo nos Museus do Vaticano.

 

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS

A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completou 21 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Confira quem são no link: https://fundacaotenis.org.br/parceiros/

Acompanhe a Fundação Tênis nas mídias sociais:

fundacaotenis

@fundacaotenis
@fundacaotenisbrasil
www.youtube.com/user/fundacaotenis
www.linkedin.com/company/fundacaotenis
(Publicação NA REDE): issuu.com/fundacaotenis

Informações para a Imprensa:
Caporal | Conteúdo e Conexões Digitais
Jornalista Responsável: Matheus Caporal (MTE 0018697/RS)
matheus@fundacaotenis.org.br

Colabore com a Fundação

Mude a vida de alguém

Contamos com a sua participação para dar continuidade ao nosso programa.